“É mais um prémio muito importante para o nosso espumante. Outro que fica para a história. Estamos muito orgulhosos”, disse João Silva, Presidente da Cooperativa Agrícola do Távora.
O concurso premiou 58 Vinhos Nacionais, entre 183 vinhos brancos, tintos e espumantes colocados à prova por 109 produtores nacionais das várias regiões vitivinícolas do país. Dos 58 distinguidos, 3 conquistaram a Grande Medalha de Ouro ao melhor vinho branco, tinto e espumante; e 55 a de Ouro Tambuladeira dos Escanções de Portugal, a vinhos engarrafados, nas categorias “Vinho Branco”, “Vinho Tinto” e “Vinho Espumante”.
Na edição deste ano foram reconhecidos vinhos oriundos de várias regiões vitivinícolas: Vinhos Verdes (duas medalhas), Douro (oito medalhas), Távora-Varosa (uma medalha, a atribuída ao Terras do Demo), Dão (seis medalhas), Bairrada (duas medalhas), Tejo (seis medalhas), Lisboa (11 medalhas), Península de Setúbal (cinco medalhas), Alentejo (16 medalhas) e Algarve (uma medalha).
A iniciativa do Crédito Agrícola pretende apoiar o setor vitivinícola e o desenvolvimento das economias locais, especialmente as Cooperativas e os Produtores, promovendo e colocando à prova a qualidade dos vinhos nacionais.